domingo, 17 de julho de 2011

Comentário de Raul


Este espécime raro do reino Animalia, da família dos Psittacidae é da espécie Amazona aestiva, ou Papagaio-verdadeiro. Como ele é quase um quinhentão – contra todas as previsões e predições da veterinária especializada – costuma dizer que é da espécie Amazona maybe aestiva, ou Papagaio-talvez-verdadeiro. E sua história atesta que toda verdade muda com o ponto de vista: pertenceu sucessivamente a um bandeirante paulista, a um jesuíta e depois a um pajé tapuia que o presenteou ao Conde Maurício de Nassau. Adotou, uma a uma, as alcunhas que recebeu de cada um de seus donos e por isso enverga nome fidalgo: Rudolf Atepiê Ursulo Laurindo, ou, simplesmente, Raul, como ele prefere.
Mas, deixemos para ele a prerrogativa de sua auto-apresentação:

Eu nasci há 480 anos atrás. 

E não tem nada neste Novo Mundo 
que eu não saiba demais:

Eu vi Nassau fazer até um boi voar,

Vi quando abocanhou inteiro um ananás,

Vi o pepino que era a governar com a Wic*

só querendo seu din-din

Eu vi

Eu vi tapuia falando em holandês

Congos e angolas se entendendo com sererês

Vi calvinista e cristão sob a cruz 

de um Cristo de Alfinim**

Eu vi

Eu vi a índia se casar com português

Nossa senhora dar passagem pro pajé

Eu vi judeu oferecer sangue de Cristo
pro profeta Maomé

Eu vi

Eu vi palmeiras lá na Serra da Barriga

Vi quando nego resolveu morder a bota

Vi que é possível resistir de outro jeito

E que a história não se esgota.


---
* WIC – abreviação de Companhia das Índias Ocidentais.

** Alfinim – Massa de açúcar modelável para fazer doces, muito comum no cotidiano do engenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário